ALARGADOR
DE BITOLA
O alargador de
bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em
curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972.
Entre os diversos
fabricantes da época, destaca-se a Jamger Auto Peças e Acessórios, de São Paulo
(SP). Anúncio de maio de 1971.
Observe o anúncio
acima de dezembro de 1971. O antes e o depois. O fusca original e o fusca com o
alargador de bitola. O aumento da estabilidade do carro era inevitável. As
aletas do alargador prometiam aumento da refrigeração do sistema de
freios.
Os alargadores eram feitos de magnésio e
instalados apenas nas rodas traseiras. Segundo a Jamger, os
alargadores diminuiam a tendência à derrapagem e capotamento. Anúncio acima de
outubro de 1969.
Anúncio de setembro
de 1972.
A empresa americana
Bowman Products desenvolveu (anúncio de abril de 1968) um sistema bem mais
simples para aumentar a distância entre as rodas traseiras e melhorar a
estabilidade do veículo. Tratava-se de um espaçador colocado atrás de cada um
dos furos das rodas, instalado com um parafuso mais comprido (para instalar o
Jamger também era necessário parafusos maiores). A vantagem é que o sistema se
adapta a qualquer tipo de furação de roda (4 ou 5 furos). A desvantagem: esse
sistema de alargadores avulsos, na prática, simplesmente não funciona. Era comum
as rodas começarem a fazer barulho, e, em pouco tempo de uso, estava tudo
frouxo. O alargador em peça única não tinha esse problema.
O alargador avulso em Catálogo da J.C.
Whitney, de 1969. O alargador era oferecido tanto para o fusca quanto para o
Karmann Guia.
Os alargadores eram acessórios bastante comuns na época,
pois, sem qualquer alteração na mecânica do fusca, obtinha-se razoável ganho na
estabilidade do carro.
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