segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Acessórios para fusca - by opas garage







ACENDEDOR
DE CIGARROS







A
concepção de que cigarro faz mal à saúde é mais ou menos recente. Até o final
dos anos 70 e início dos anos 80 não havia políticas públicas efetivas de
combate ao uso do tabaco. Até então, a população em geral não tinha a exata
noção dos graves malefícios associados ao uso contínuo do cigarro.




As propagandas da época associavam o uso do
cigarro à prática de esportes, conquista de mulheres, sucesso profissional,
enfim, situações totalmente incompatíveis com o efeito nocivo do produto.


Acima, antiga
propaganda da gigante Souza Cruz, Brasil.






Nos anos 50 e 60, artistas de renome não tinham
qualquer receio de serem "politicamente incorretos". Ao contrário, naquela
época, fumar era sinônimo de status social. Ronald Reagan era um dos
diversos garotos propaganda da poderosa indústria do tabaco.







Frank Sinatra também cedeu ao falso encanto do
cigarro!




Quem não se lembra do clássico Casablanca
(1942) onde boa parte da atuação de Humphrey Bogart foi construída dentre
a fumaça de suas indefectíveis baforadas.






E Marilyn
Monroe?







E James Dean?





Os alemães foram os precursores do lançamento de
campanhas públicas anti-tabagismo. A tradução do pôster acima é mais ou menos
o seguinte: “Ataque os vícios em vez de reclamar de seus fardos. O uso
excessivo de tabaco custa ao povo alemão 2,35 bilhões de marcos anualmente,
suficiente para fabricar dois milhões de Fuscas, ou gasolina suficiente para
dirigir 50 bilhões de quilômetros (não milhões, prestem atenção)! precisamos
racionar a economia do nosso povo!
”.







Naquele tempo, as pessoas fumavam sem remorso.
Na rua, no clube, no trabalho, em casa, dentro de seus carros. Pensando no
potencial do público fumante, diversas indústrias desenvolveram acessórios para
facilitar o ato de fumar dentro do veículo, quer por parte do motorista quer por
parte dos passageiros. Surgiu o acendedor de cigarros!







Os primeiros modelos remetem a era dos fuscas
split. Foram feitos pela Autofum, empresa alemã. Era necessário instalar uma
tomada de força, de modo a permitir seu funcionamento, utilizando-se da corrente
elétrica do veículo.







As primeiras
tomadas de força (anos 50) possuiam a entrada mais fina que as feitas nas
últimas décadas. Assim, esses acendedores não se encaixam nas atuais entradas de
acendedores de cigarros (photo by Bruno, France).







Esse modelo
de acendedor (Autofum) chegou a figurar nos catálogos de acessórios oficiais da
VW.









Uma variação do
modelo feito pela Autofum.







Era mais comum ser
instalado embaixo do painel do fusca.









Outra opção era
instalar o acendedor de cigarro no painel de baquelite do fusca split
(localizado ao lado do painel do velocímetro). No painel acima, vê-se uma tríade
de acessórios que era oferecida na época: relógio de horas, cinzeiro e acendedor
de cigarro.







Catalógo de
acessórios da VW, de 1952, oferecendo o painel com o duplo cinzeiro, o acendedor
e o relógio.







Se o fusca fosse
standart, o acendedor é preto, para combinar com o volante e demais botões
pretos.









Acima, acendedores
de cigarro e cinzeiro integrados em uma única peça.







Em meados dos anos
50, mudou-se o padrão da tomada de força, surgindo assim, o acendedor de cigarro
como comumente conhecemos. Acima, acendedor também pela Autofum.







Esse novo padrão
surgiu ainda na era dos fuscas ovais. Acima, catálogo de época, de revendedor
VW, onde percebe-se o acendedor instalado num fusca oval. Uma das opções
disponíveis constituia-se de um apetrecho que conjugava acendedor de cigarros e
luz de mapa.







Era mais comum ser
instalado no painel frontal do fusca. Porém, não havia um padrão. Podia ser
instalado onde o motorista desejasse.







Acima, o acendedor
de cigarro foi instalado no painel, entre os botões originais do fusca.







Outro fabricante do
acendedor de cigarro: a famosa Hella.







O acendedor é
ligado pressionando-o na tomada de força. Ao atingir a temperatura ideal, uma
mola de retorno faz o botão saltar. Pronto, o cigarro pode ser aceso!







Havia outros modelos de acendores de cigarro.
Acima, modelo feito pela Suco, empresa alemã. Esse tipo de acendedor precisa ser
instalado no painel do carro. Basta por o cigarro no apetrecho e ele já sai
aceso!







Modelo semelhante ao feito pela Suco. Marfim,
para combinar com os botões do fusca.






O acendedor
instalado no painel de um fusca oval. Além do acendedor, notem o rádio,
possivelmente um Telefunken. Observem, ainda, o volante, parecido com os usados
pelos Porsche; verdadeiro sonho dos aficcionados por acessórios de época.







Outro modelo de
acendedor, feito poela Smokfix, alemã. 6v. Precisa ser instalado no painel. Mais
próprio para ser utilizado nos fuscais ovais, que possui maior espaço de
painel.







Manual de
instalação do Smokfix, inclusive com as medidas exatas para o corte do
painel.







Modelo nacional de
acendedor de cigarros, feito pela IMPA S.A Indústria Metalúrgica. O anúncio é de
janeiro de 1967. Quer saber qual outro acessório a IMPA fez para o fusca?
Acesse: http://opasgarage.blogspot.com/search/label/IMPA







Acendedor de
cigarro feito pela Acendedores Cig-Lit Ltda. Anúncio de dezembro de 63. Curioso
que a IMPA identifica seu modelo como sendo CIG-LIT. Muito provavelmente a IMPA
adquiriu os direitos de fabrico desse acendedor ou comprou a própria empresa CIG
LIT Ltda.







Esse acendedor vinha em várias cores, para
combinar com a cor da carroceria do carro. O cigarro é colocado no buraco e já
sai aceso!







Visão lateral do
acendedor. Observe o suporte para fixação embaixo do painel.







A famosa Cigarreira Automática Jaqueline.
Jaqueline para os íntimos. Era feita por diversas empresas, entre elas a
Comércio e Indústria Aglo Ltda. e Fábrica de Acessórios Serman Ltda.








A Jaqueline
funcionava como porta cigarro e acendedor automático. Fica instalado embaixo do
painel do fusca. Possuia um trilho que fazia movimentar a caixa da cigarreira,
para frente e para trás. Tinha capacidade para armazenar uma carteira de
cigarro.







Acima, folder de
instalação da cigarreira Jaqueline.







Anúncio da
Jaqueline de março de 1970.







Acima, pequena amostra de acendedores de
cigarros, nacionais e alemães.











Bem, se o dono do fusca não quisesse instalar um
acendedor de cigarro, só lhe

restava usar a popular caixinha de fósforos.
Especialmente se recebida gratuitamente na concessionária VW (caixas de fósforos
dos anos 50/60).






2 comentários:

  1. tenho A famosa Cigarreira Automática Jaqueline.
    novinha nunca usada alguem tem ideia de preço

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  2. Ainda tem a cigarreta, amigo? Se tiver me avise. bcravo0@gmail.com - Obrigado. Bruno Cravo.

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Obrigado pelo comentário!!!!